terça-feira, 16 de agosto de 2011

Séries Inesquecíveis - Fort Boyard

Ora aqui está um concurso diferente, que mais parecia um filme de aventuras para as matinés de sábado.

"Fort Boyard" transmitido em Portugal na década de 90, foi criado por Jacques Antoine e filmado na verdadeira fortaleza situada ao largo da Costa Oeste de França.

Lembro-me que participavam duas equipas, com elementos masculinos e femininos, sempre muito ginasticados, ou não fossem a destreza e a resistência requisitos absolutamente necessários neste conjunto de jogos.

Tinha também o seu quê do saudoso "Caça ao Tesouro", mas em vez da Catarina Furtado de calçãozinho curto, a saltar de um helicóptero, as pistas eram dadas por um velho ancião, que recebia alguns dos concorrentes numa torre de vigia da fortaleza, de onde se podia avistar o intenso azulão do Atlântico.

Para além de Portugal, o Reino Unido, a Suécia, o Líbano, a Noruega, e ainda Canadá, Rússia, Dinamarca, Bélgica, Israel, Holanda, Grécia, Arménia, Polónia e Finlândia, entre outros, foram países onde este concurso foi transmitido.

Na França, chegaram a participar competidores famosos como a bela Eva Longoria.

Três exemplos de jogos do "Fort Boyard":

- Snake Pit: O concorrente desce por uma escada até a uma cavidade onde estão várias cobras. A palavra chave é dividida em duas, metade colocada numa cobra, a outra metade noutra. O problema é escolher as cobras certas. Geralmente colocavam a palavara-chave nas maiores...

- Subir a Parede: Escalada das paredes do forte, sem ajudas de maior, vencendo a gravidade, e sobretudo, o forte vento.

- Sala do Tesouro. Não é propriamente um jogo, mas o final do conjunto de jogos, com o acesso ao oureo que serve de prémio, e que até então estava guardado por vistosos tigres.

Tudo junto, isto resultava num grande espectáculo de televisão.
Fiquem com o genérico para terem uma ideia.

Ah... e não experimentem nada disto em casa.

Nenhum comentário: