Sinceramente não me recordo se cheguei a andar num Renaul 4L.
Possivelmente sim, quem é que não?
O modelo assinala 5o anos de vida e ganhou aquele estatuto mitológico só ao alcance das mais fantásticas carripanas que não fazem marcha atrás na nossa memória.
O Wolkswagen "Carocha", os Citröens "Boca de Sapo" e "Dois Cavalos", o Renault 5, os Minis, o Fiat 127, entre muitos outros.
O primeiro Renault 4L foi produzido a 03 de Agosto de 1961.
Nasceu para substituir o "velhinho" Renault 4 cavalos e competir com o popular Citröen 2 cavalos.
Por isso, o Renault 4 ou 4L tinha de ser barato ou como o presidente da marca exigiu na época tinha de ser como as calças de ganga: «versátil, moderno e para todas as ocasiões».
Foi o primeiro Renault com tracção dianteira, tinha três velocidades, 600 centímetros cúbicos, 20 cavalos e muito jeito para terrenos complicados.
Tornou-se o terceiro carro mais vendido em todo o mundo, com mais de oito milhões de viaturas matriculadas atrás do Wolkswagen carocha e do Ford T.
O Renault 4L foi fabricado em quase 30 países, incluindo Portugal, e teve várias versões desde a furgoneta à 4 por 4, e motorizações para todos os gostos.
Para o final, recolhido desse hipermercado de imagens que é o You Tube, aqui fica uma brincadeira de um dos milhares de fãs deste modelo que assinala hoje as Bodas de Ouro.
Ora digam lá se o bólide não mete respeito?
Nenhum comentário:
Postar um comentário