quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Super Pop Portugal - Contentores - Xutos & Pontapés

Montijo, 1987.

Um grupo de rapazolas pinhalnovenses, esperava pelo autocarro no pequeno parque em frente ao terminal de autocarros.
Sentados em velhos bancos de madeira, conversavam alto, riam à parva, faziam concursos estúpidos como o de olharem fixamente os olhos uns dos outros, até alguém se desmanchar a rir, e ouvia-se um dos sucessos do momento, mais para mais em português:

"Contentores", dos Xutos & Pontapés.

A batida começava pujante, rebelde, inebriante, e saía debitada das colunas de um pequeno quiosque de comes e bebes, onde muitas vezes enganei a fome com uma sandes mista e um sumol de laranja, antes do autocarro laranja da rodoviária finalmente arrancar para me levar até ao Pinhal Novo, para o almoço na casa da avó Catarina.

Os "Contentores" foram a pedra de toque no álbum que representou a explosão definitiva dos Xutos, o "Circo de Feras", quando se multiplicavam já os gestos de braços cruzados a evocar o símbolo do grupo e até gajada que começava, timidamente, a usar alguns lenços vermelhos atados no pulso, ou ao pescoço.

Para mim, para muita gente, foram os tempos dourados dos Xutos & Pontapés, que contudo, prosseguem imparáveis numa carreira já com mais de 30 anos.

No vídeo em baixo, os "Contentores" ao vivo no Campo Pequeno, em 2007, por ocasião dos 20 anos do álbum "Circo de Feras".

Nenhum comentário: