quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Eternamente Sporting - Luisinho

Luis Carlos Ferreira, o eterno Luisinho, patrão da defesa do Sporting, no final dos anos 80, princípio dos 90, foi um dos mais elegantes defesas centrais que passaram pelo clube leonino.

Infelizmente não conquistou qualquer título de verde e branco.

Não lhe faltava qualidade e currículo quando chegou ao Sporting.

Esteve no Campeonato do Mundo de 1982, disputado em Espanha, onde foi titular em todos os jogos, formando dupla com Óscar.

Chegou ao Sporting em 1989 já com 30 anos, mas rapidamente impôs a sua classe, cuja principal característica eram os cortes em 'souplesse'.
Mas para além disso, que não é pouco, era inteligente a avaliar cada situação, tinha velocidade para rectificar as imprecisões dos seus colegas, era elegante no desarme e eficaz quando saía a jogar.

Ao serviço do Sporting Clube de Portugal, único clube europeu que representou, efectuou 98 jogos oficiais (82 dos quais a contar para o Campeonato Nacional) e apontou 4 golos: um dos mais importantes aconteceu em Bolonha (empate 1-1 na 1ª mão dos quartos-de-final da Taça UEFA de 1990/1991) que facilitou o acesso leonino à meia-final dessa competição, onde seria eliminado pelo Inter de Milão.

Regressou ao Brasil em 1992 para ainda vestir a camisola do Cruzeiro duas épocas.

Em 2005 foi eleito Secretário do Desporto e Lazer do seu estado-natal Nova Lima.

Em baixo, alguns momentos de Luisinho com a camisola leonina, incluindo o golo ao Bolonha, quando era Marinho Peres quem treinava a equipa.

Nenhum comentário: