quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Pequeno Johhnny - Arrábida Encantada

A imagem meio amarelada tem mais de 30 anos.
O postal no "Vintage Break", antes desta postagem, terá uns 80.

Os dois captam, em diferentes momentos, do século passado, parte da essência da Arrábida, algo que faz, em pequena escala é certo, parte do meu património emocional.

Aqui estou eu e os meus pais no velho "Bolinhas", o Mini branco das faixas pretas que foi o primeiro carro a fazer a minha vida avançar mais depressa.

A paisagem lá atrás pertence à eterna Arrábida, nessa altura já meio esventrada com a Secil e as pedreiras, cancros de sempre que ainda hoje representam um estorvo à candidatura daquele santuário da ecologia mediterrânica a Património Mundial Misto da Unesco.

Para lá da fauna e da flora e, óbvio, das encostas recortadas que se debruçam sobre o Sado azul, e que culminam em míticas praias de areias douradas como a Figueirinha, Galapos e o encantador Portinho da Arrábida que parece roubado à Riviera Italiana, para lá disto, escrevia eu, o que fica da Arrábida são mesmo estas voltas de carro, "lá por cima, pela serra".

Tive o privilégio de sempre terem sido feitas em boa companhia, feminina, na maior parte dos casos; amores e paixões que ali deram uma das voltas que a vida dá.

Nenhum comentário: