quinta-feira, 25 de março de 2010

Flashes Revival - As Areias Gordas


Sim, houve um tempo em que o Pinhal Novo teve praia.
E não é preciso recuar até ao tempo dos dinossauros.

No início dos anos 80, nos terrenos dos Andrades, um pouquinho de nada a norte de onde seria construída a creche, havia um imenso círculo de dunas de areia fina e dourada, com um lago de águas cristalinas no interior.

Parecia cenário das Caraíbas, mas esse mítico lugar desaparecido para todo o sempre, chamava-se simplesmente... Areias Gordas.

Os quase quarentões lembrar-se-ão deste local construído a meias pelo homem e pela natureza (areia para a construção civil e água das chuvas) porque muitos trocavam as aulas pela "praia pinhalnovense".

Foi para as Areias Gordas que, numa tarde sem aulas (não era de faltar) levei revistas Disney e do "Mundo de Aventuras", uma toalha e até um lanchinho, mas ali outros aproveitavam para mergulhar, nadar, ou até trabalhar para o bronze.

Foi nas Areias Gordas que o Nelson capturou um girino e o levou para casa, alimentou-o, leu-lhe histórias ao adormecer, foi pai e mãe, até o insignificante batráquio crescer, se tornar uma rã, casar e ter filhos lindos e viscosos.

Foi nas Areias Gordas que construímos - éramos três ou quatro - uma jangada de desperdícios, e usámos braços e ramos compridos para navegar como piratas até ao pôr do sol, a noite caía para lá das dunas mais altas.

Foi nas Areias Gordas que fui feliz.

Nenhum comentário: