sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cinemateca Pop - Um Dia a Casa Vem Abaixo

Um tipo engraçado, uma loura bonita e uma casa a cair aos bocados.
Não havia troika como esta em 1986.

Divertido e levezinho como um pezinho de salsa, este filme de Richard Benjamin fez as delícias dos cinéfilos e de gente que trabalha em demolições de imóveis.

Com dedo de Steven Spielberg, a película aproveita a fama tipo bola de neve de Tom Hanks e a empatia cinéfila da namoradinha da América Shelley Long, para criar uma química que embala o espectador adepto de implosões desenfreadas como as de torres de apartamentos de Tróia, ou controladas, como a desta casa que vai caindo aos bocadinhos.

Após ter sido desalojado do seu apartamento em Manhattan, o par de "Um Dia a Casa Vem Abaixo/The Money Pit" compra a casa dos seus sonhos.
E dos seus pesadelos.

A relação do casal e a respectiva conta bancária é colocada à prova pelo autêntico sorvedouro de emoções e cifrões que representa esta aparentemente adorável casinha branca.

Foi um dos filmes mais divertidos de 1986, antes, muito antes, de rebentar a bolha do mercado imobiliário, dos despejos sem apelo nem agravo, e de brasileiros e ucranianos experimentarem a homossexualidade como mal menor para dividir a renda no final do mês.

Nenhum comentário: