quarta-feira, 1 de junho de 2011

Clássicos MPB - O Pato

O Cristo e o Nelson não se cansavam de entoar este quase hino da Estufa Fria, nas intermináveis noites dos anos 90.

A Estufa Fria não era o palco, antes las calles do Pinhal Novo.
A referência foi adicionada recorrendo à parte da minha memória onde está incrito o item "Lugar Onde Existem Muitos Patos".

Cheguei a achar a cantoria irritante, felizmente intercalada com outras brilhantes composições do génio João Gilberto como "O Barquinho", mas era só porque não conhecia a letra de cor, de modo a que pudesse acompanhar os doidivanas.

Hoje, tenho o tema gravado em cassete e em CD, inaudível a primeira, recorrente o segundo, e espero ouvir este clássico até ao fim dos meus dias, porque o mesmo traz-me calma, memória de dias de primavera, mãos dadas, pedacinhos de pão jogados para lençóis de água e claro, muitos patos empatando os problemas e ganhando tempo de retomar fôlego para novas batalhas.

João Gilberto ainda respira, consta que é perfeccionista, não perdoa telemóveis nos seus raros concertos, cochichos na plateia ou barulhentos aparelhos de ar condicionado.
Já chegou a abandonar concertos a meio por achar que o barulho estava a estragar a sua apresentação.

Em baixo, fica um vídeo diferente de "O Pato", que encontrei no You Tube e que assinala também o dia de hoje, Dia Mundial da Criança.
Boa ideia, não?
Também eu sou um génio excêntrico

Nenhum comentário: